Título: Vale: das críticas aos afagos
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 06/11/2009, Economia, p. 21
LONDRES e RIO. Em sua viagem a Londres, o presidente Lula deu sinais de reaproximação com o principal executivo da Vale, Roger Agnelli. Se na inauguração do escritório londrino do BNDES, quarta-feira, Lula citou a Vale como exemplo de empresa brasileira que compete em condições de igualdade no exterior, o afago direto a Agnelli veio ontem, quando o presidente contou uma anedota sobre as negociações com a China para um empréstimo de US$10 bilhões à Petrobras, no auge da crise.
¿ Tive de ligar três vezes para o presidente Hu Jintao. Os chineses são duros na queda. Quem faz negócios com os chineses? Você faz, né, Roger? ¿ disse Lula, dirigindo-se ao presidente da Vale, que estava na plateia.
No mês passado, Lula criticara Agnelli, afirmando que não adiantava a Vale achar que é grande e ele ¿ficar sentado numa cadeira no Rio e não ir para a rua vender¿.
A Vale confirmou estar negociando com a ArcelorMittal o projeto da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), no Espírito Santo. A ArcelorMittal admitiu estudar o projeto. Segundo Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, a CSU está em fase de avaliação ambiental, que deve acabar até julho.