Título: DEM arma palanque para petistas
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 07/11/2009, O País, p. 3

No palco montado por Arruda para evento com policiais, só troca de elogios

BRASÍLIA. O DEM, que move ação no Tribunal Superior Eleitoral acusando o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de campanha antecipada, ontem montou um palanque para os dois. Único governador do DEM, José Roberto Arruda (Distrito Federal) armou o palco para Lula e Dilma num ginásio esportivo, com uma plateia de cerca de sete mil policiais e seus familiares. Em discurso que deixou até os petistas atônitos pela quantidade de elogios, Arruda foi pródigo em realçar a parceria com Lula e com Dilma.

O evento, com ares de campanha conjunta do DEM com o PT, teve como mote a sanção do projeto de lei que altera o plano de carreira dos policiais militares e dos bombeiros do Distrito Federal ¿ os policiais do GDF são pagos com recursos federais pelo fato de Brasília ser a capital do país. Entre as mudanças está a facilidade para promoções, gratificações e a criação de uma jornada de 12 horas de trabalho para 60 de descanso. Segundo Arruda, candidato à reeleição, as promoções começam a ser postas em prática no próximo mês, e a meta é promover 12 mil policiais até dezembro de 2010.

Arruda elogiou Dilma. Agradeceu por seu ¿apoio e paciência¿ no projeto e pela ajuda de Lula, Dilma e o governo federal.

¿ Quero agradecer ao presidente Lula e à ministra pela ajuda, inclusive nas mais de 2 mil obras no Distrito Federal ¿ afirmou. ¿ Quero agradecer ao senhor pelo tratamento correto que Brasília vem tendo na sua gestão.

Lula foi muito aplaudido. Sobretudo quando disse que os bombeiros são motivo de orgulho do país e que, apesar de os policiais muitas vezes serem criticados, quando alguém está em perigo pede a presença de um PM: ¿ Não pode apenas a função ser essencial, o salário tem que ser essencial para que ele possa sustentar a sua mulher, a sua família e os seus pais.

Lula, tratando Arruda como amigo, tocou em assuntos espinhosos para os policiais: os bicos e as propinas.

¿ Que bom, companheiro Arruda, que a gente tem uma polícia ganhando um salário razoável; que a gente tem uma polícia ganhando aquilo que merece e uma polícia, do ponto de vista da sua formação profissional, muito mais qualificada, porque a gente tem a certeza de que a única hipótese de a gente não ter um policial levando propina da bandidagem é o policial ganhar o suficiente para cuidar da sua família ¿ disse. ¿ Nós sabemos, perfeitamente bem, que tem duas coisas que podem garantir um bom policial: é ele ser bem formado, é ele ter uma corporação bem estruturada e, no final do mês, ele ter a sua profissão como única fonte de renda para sustentar os seus. Se ele precisar fazer bico, já estamos correndo risco.

Dilma reforçou o discurso do governo em defesa do funcionário público: ¿ Esta é uma festa também de renovação do compromisso do nosso governo em continuar valorizando os servidores públicos.

E pediu: ¿ É preciso defender essas políticas sociais do governo Lula.

Arruda negou que tivesse fazendo campanha para Dilma e Lula, mas voltou a elogiar o presidente.

¿ O governo tem tratado Brasília com respeito, independentemente da questão partidária. Os elogios que faço não são diferentes daqueles que outros fizeram. Isso não invalida nossas divergências programáticas e políticas no momento adequado