Título: O homem de 2 bilhões de dólares
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 08/11/2009, Economia, p. 42
Brasil é segundo maior mercado de cosméticos masculinos do mundo
EDUARDO DUARTE contribui para alavancar o crescimento da indústria da beleza: ¿Usar cremes não afeta em nada minha masculinidade¿
A vaidade masculina está superando o preconceito. Hoje, cada vez mais homens compram cosméticos ¿ de protetor labial a cremes para disfarçar as olheiras ¿ sem (muito) medo da opinião alheia. Uma mudança de comportamento que já traz reflexos nos números da indústria. Dados do Instituto Euromonitor apontam que o Brasil já é o segundo maior mercado do planeta voltado para a beleza masculina, à frente do Japão e perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2008, o varejo movimentou US$2,3 bilhões ¿ o equivalente a R$3,9 bilhões, considerando a cotação do dólar de sexta-feira ¿ e apresentou um salto de 27,3% na comparação com o ano anterior.
¿ O mercado brasileiro para os homens ainda é pequeno, representa 6% do feminino. Porém, cresce num ritmo superior ao nicho para elas. Hoje, de profissionais da saúde a médicos compram produtos de beleza ¿ disse Viviane Soares, gerente da Clarins, que deve triplicar o sortimento de produtos para eles em 2010.
A maior adesão tornou o nicho masculino o queridinho de muitas marcas. A Clarins tem uma linha para eles com 15 itens, como cremes para proteger a pele. A carioca Dermage, por sua vez, acaba de lançar três produtos, como gel pós-barba (que ainda inibe o crescimento dos pelos), sabonete facial e hidratante com protetor solar (oil-free e FPS 15). Já a Natura coleciona 51 itens para eles, além de 13 refis no portfólio. E o Boticário tem 90 produtos feitos especialmente para o público masculino.
¿ Em 2009, a empresa também inseriu oficialmente em seu calendário de datas comemorativas o Dia do Homem, comemorado no Brasil em 15 de julho. Outro dado curioso é que, embora a maior parte do portfólio da empresa seja destinada às consumidoras, o item mais vendido da empresa é masculino. É a fragrância Malbec, lançada em 2004 ¿ comentou Fábio Gilioli, gerente de Categoria de Cremes e Loções do Boticário.
Preconceito é entrave ao crescimento do setor
O designer Eduardo Duarte, sócio da Zinger Produções, se rendeu aos apelos da vaidade. Ele usa gel suavizante de olheiras e hidratante para homens. À noite, antes de dormir, passa loção adstringente energizante porque tem pele oleosa. Para lavar o cabelo, xampu contra calvície, indicado por dermatologista. O rapaz já até tentou fazer depilação a laser para diminuir a barba, mas, após a primeira sessão, concluiu que a dor não compensaria os resultados e desistiu. E garante:
¿ Usar cremes não afeta em nada minha masculinidade. Acho uma bobagem esse preconceito que ronda o consumo da beleza. Não ligo. Minha mulher ainda me dá dicas ótimas ¿ disse Duarte, que gasta, a cada seis meses, cerca de R$250 com seus produtos. ¿ Não me arrependo: sinto os efeitos do meu investimento.
A preocupação com a masculinidade é, sem dúvida, um dos grandes entraves do crescimento do setor de beleza no país ¿ ainda que os consumidores homossexuais respondam por boa parte das vendas do segmento. Para o psicoterapeuta Sócrates Nolasco, o preconceito estimula uma espécie de consumo clandestino de cosméticos no país.
¿ Uma loção de barba é comprada sem constrangimento. Mas um creme para olheiras, não. O consumidor, muitas vezes, fica olhando para os lados para saber se sua compra será percebida por alguém. Esse preconceito não existe em países da Europa, na China ou na Índia. É um tipo de conflito por que passa o consumidor brasileiro e que afeta os negócios ¿ afirmou Nolasco, professor da UFRJ.
Casamento tardio e poder aquisitivo explicam tendência
Apesar desse conflito, a participação masculina avança nos serviços estéticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de 2006 para cá, estima-se que a procura por procedimentos estéticos cresceu cerca de 20%, especialmente em datas como Dia dos Namorados e férias de fim de ano. Entre os tratamentos mais procurados está a depilação a laser, com destaque para a retirada de pelos de corpo e face. Em seguida, botox, peeling e, por último, tratamentos para calvície.
Para Emerson Vasconcelos de Andrade Lima, da diretoria da SDB, o aumento do poder aquisitivo e casamentos tardios também ajudam a explica a maior procura dos homens.
¿ No passado, o casamento acontecia muito cedo. Hoje, assumindo um compromisso normalmente depois dos 30, eles querem se sentir fisicamente bem para conquistar e atrair a atenção feminina ¿ acredita o médico, acrescentando a preferência pela depilação. ¿ Os pacientes relatam que suas parceiras se incomodam com o espetar dos fios, e a pele lisa valorizaria a musculatura.