Título: Frases nunca antes ditas na história deste paí
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 08/11/2009, O País, p. 16

Marcelo Tas lança livro com pérolas do presidente Lula proferidas ao longo dos últimos 7 anos

SÃO PAULO. ¿Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar; outra coisa é pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby¿. A frase foi dita em julho deste ano pelo presidente Lula, ao comentar o fato de o senador José Sarney (PMDB-AP) ter sido pego em escutas da PF arrumando emprego para o namorado da neta. Essa e outras pérolas ditas por Lula desde que assumiu a Presidência foram reunidas pelo jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas em livro lançado semana passada, em São Paulo. Com o título ¿Nunca antes na história deste país¿ ¿ uma das frases mais usadas pelo presidente ¿ , conta a facilidade de Lula de dar palpite sobre tudo.

¿No maremoto de frases, Luiz Inácio dispara certezas definitivas, daquelas que mudam, de um minuto para o outro, ao sabor do vento e das conveniências.

Não creio que o palavrório tenha contribuído para solucionar os problemas nacionais. Mas foram suficientes para me deixar inquieto e parir este livro¿, diz o autor na apresentação.

Segundo Tas, durante sete anos Lula proferiu, em média, um discurso por dia. A edição inclui as frases mais ¿absurdas e engraçadas¿. O livro, de 167 páginas, tem dez capítulos. Cada um mostra um aspecto do presidente que, para o autor, sabe ser um bom filósofo de crises, economista de primeira viagem, marqueteiro de campanha, técnico de futebol e animal político por instinto.

¿ Lula é o grande personagem hoje do Brasil. Tem um poder de comunicação estupendo. Tem capacidade de traduzir tudo em arroz com feijão. Lula pega o pré-sal e transforma em arroz com feijão. Às vezes, quando ele tropeça nessa tradução é que a gente pega ele ¿ afirma o apresentador do ¿CQC (Custe o que custar)¿, da TV Bandeirantes.

Tas lembra uma frase de Lula em maio de 2003: ¿Eu não mudei ideologicamente.

A vida é que muda. A cabeça tem esse formato justamente para as ideias poderem circular¿.

¿ Se tivesse que escolher um personagem do livro, seria Metamorfose Ambulante.

É o mais doidão. É roqueiro. Foi onde eu descobri as semelhanças entre o Lula e o Raul Seixas. Os dois nasceram no mesmo ano, se lançaram no mesmo ano, fracassaram no mesmo ano e depois estouraram no mesmo ano. A letra de ¿Metamorfose¿ é chocante. Parece que o Raul escreveu a biografia do Lula.

¿Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor¿. Ele falou isso para Fernando Collor, Sarney, para tanta gente. O Raul psicografou a biografia do Lula. É o melô do Lula, com certeza ¿ diz.