Título: Espaço maior para o PMDB
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Política, p. 11

Por meio de decreto, governador dá novas atribuições à Codeplan, presidida por peemedebista. Órgão agora é responsável por convênios firmados pelo GDF com os municípios do Entorno

Rogério Rosso já coordena os projetos de Parcerias Público-Privadas do governo O governador José Roberto Arruda (DEM) ampliou nesta semana o espaço do PMDB no governo. Em decreto publicado na última terça-feira, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), presidida pelo peemedebista Rogério Rosso, ganhou novas atribuições. O órgão passa a ficar responsável pelos convênios firmados pelo governo com os municípios do Entorno. A Ouvidoria-Geral, que vinha sendo comandada por pessoa da confiança de Arruda sem pretensões políticas, Victor Hugo Werneck, também vira um apêndice da Codeplan.

Pelo decreto, a Subsecretaria do Entorno que era vinculada ao secretário de Governo, José Humberto Pires, fica agora subordinada à Codeplan. Candidato a deputado federal pelo PMDB em 2006 com o apoio do ex-governador Joaquim Roriz, Rosso já é responsável pelos projetos de Parcerias Público-Privadas do GDF, como a construção do novo complexo administrativo, em Taguatinga. No governo anterior, Rosso ficou conhecido como administrador de Ceilândia. Na atual gestão, estava afastado de atribuições que poderiam lhe dar visibilidade.

Como responsável pelos projetos no Entorno, Rosso poderá trabalhar para um eleitorado estimado em 140 mil pessoas. São moradores dos municípios vizinhos que vivem e votam no DF. O presidente da Codeplan também pretende trabalhar para melhorar o relacionamento com a população por meio da ouvidoria. ¿Queremos implantar uma ouvidoria que responda de forma mais ágil às demandas da população¿, explica Rosso, que deverá disputar novamente mandato na Câmara dos Deputados. Em 2006, ele obteve cerca de 50 mil votos e ficou como primeiro suplente da coligação PMDB-PTB-PSDB.

O fortalecimento da Codeplan foi discutido pelo presidente do PMDB-DF, Tadeu Filippelli, com Arruda. O governador tem tratado o partido como grande aliado, com cargos importantes como as secretarias de Fazenda e Agricultura, a liderança do governo na Câmara Legislativa, a administração regional do Plano Piloto e a presidência do Instituto de Previdência do DF. No fim do ano passado, Arruda entregou a Filippelli a indicação da diretoria da Novacap, órgão que ele comandava no governo anterior.