Título: FMI prepara proposta para taxação de bancos que criaria fundo anticrise
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2009, Economia, p. 16

Medida seria similar à defendida pelo Reino Unido no encontro do G-20

STRAUSS-KAHN defende seguro porque ¿atividade é mais arriscada¿

PARIS. O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preparando uma proposta para que os bancos paguem uma taxa para financiar futuras operações de socorro ao setor, disse ontem o diretor-gerente do fundo, Dominique Strauss-Kahn. Medida semelhante foi defendida pelo Reino Unido no encontro de anteontem dos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20.

¿ Estamos trabalhando em uma taxa sobre o setor financeiro que, em linha com o que Gordon Brown (primeiro-ministro do Reino Unido) sugeriu, iria pedir um prêmio de seguro para uma atividade econômica (o setor financeiro) que é mais arriscada do que as demais ¿ disse Strauss-Kahn por telefone à agência de notícias Reuters.

O FMI apresentará sua proposta sobre o tema aos ministros da área econômica do G-20 em abril, a tempo de a medida ser discutida antes da cúpula de chefes de estado do grupo, que será realizada em junho.

A proposta do Reino Unido, que o G-20 se comprometeu a estudar, prevê que a taxação das operações financeiras seja usada para financiar um fundo anticrise. Assim, caso os bancos precisem de novo socorro no futuro, o dinheiro viria dessa taxação ¿ e, portanto, não sairia do bolso dos contribuintes.