Título: Qualificação profissional
Autor: Oliveto, Paloma
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Brasil, p. 14

Em 2007, 35,6 milhões de brasileiros frequentavam ou já haviam passado por cursos de qualificação profissional, segundo a pesquisa divulgada ontem pelo IBGE. Porém, uma em cada 10 pessoas abandonou as aulas antes de conseguir o certificado. A maioria justificou alegando que não tinha dinheiro para continuar o estudo. O professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor especial da Unesco Célio da Cunha acredita que os resultados apontam para a necessidade de maior investimento na qualificação. ¿Há necessidade de um PDE da educação profissional¿, diz, referindo-se ao Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado há dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), concentrado no ciclo básico.

Cunha diz que, se por um lado os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) desempenham um papel importante para formar quadros tecnológicos no país, por outro, milhões de pessoas, principalmente de renda mais baixa, precisam mais de ensino profissionalizante para serem incluídas. ¿Um investimento nessa área é fundamental para a geração de empregos e para colocar cada vez mais o sistema informal numa sociedade de mercado¿, diz. Ele sustenta que um programa de educação voltado à formação profissional tem de levar em conta a demanda da sociedade. ¿É preciso oferecer diferentes opções e possibilidades a esse público.¿

O especialista lembra que a pesquisa do IBGE ressalta a importância da qualificação na vida dos estudantes. Mais da metade daqueles que fizeram cursos profissionalizantes estavam trabalhando. ¿Esse é um dado muito positivo. A educação continua sendo a grande estratégia da inclusão.¿ (PO)