Título: Aneel inspecionará o sistema da Light
Autor: Rosa, Bruno; Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 19
Para especialista, cortes de energia revelam falhas. Empresa se diz pronta para o verão
Uma equipe de técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai inspecionar instalações da Light para apurar as causas dos transtornos em cerca de 30 bairros da Região Metropolitana entre quinta-feira e anteontem.
Segundo a empresa, 400 transformadores se desligaram, deixando 1.500 mil clientes sem eletricidade.
Caso a Aneel constate falhas de planejamento, operação ou manutenção, a Light pode ser penalizada e multada em até 1% do faturamento.
A Aneel informou que seus técnicos estavam na cidade quando houve os problemas. Eles foram mandados ao Rio para apurar as metas de universalização de energia. Agora, ficarão mais tempo para avaliar as causas da interrupção do fornecimento.
A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) também cobrará explicações da Light. O governo quer elaborar medidas para que o serviço não seja interrompido.
Tecnólogo em transmissão e distribuição de energia elétrica, o professor da Estácio de Sá Carlos Alberto Neves da Silva diz que os cortes revelam falhas no fornecimento de energia: ¿ Circuitos mal dimensionados acarretam o desligamento dos transformadores.
O uso de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores vai sobrecarregando o sistema, que deve ser calculado para isso. É um problema de investimento, sem o qual o sistema começa a ficar ultrapassado.
Ou seja, é preciso instalar mais transformadores ou com potência maior.
A Light afirmou em nota que o sistema voltou à normalidade anteontem.
A empresa alega que houve problemas pontuais, sobretudo nas zonas Oeste e Norte, e Baixada. A companhia citou pesquisa da Fecomércio, relatando aumento da compra de geladeiras e máquinas de lavar, para justificar o aumento da carga no sistema. E se diz ¿preparada e equipada para suprir a demanda regular do verão¿.
Já a Ampla, que também atende municípios do Rio, considera pequeno o risco de pane em dias muito quentes ou no verão. Segundo a empresa, a atual rede é capaz de suportar o aumento do consumo. (Claudio Motta e Fabiana Ribeiro)