Título: Mesmo com fim do IPI, venda de montadoras será recorde
Autor: Rosa, Bruno; Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 19

Número de veículos comercializados em 2009 deve alcançar 3,080 milhões, levemente acima da previsão original

SÃO PAULO. As montadoras devem fechar o ano com vendas maiores do que o esperado, mesmo depois do fim do desconto integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O presidente da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, afirmou ontem que o total de automóveis comercializados até dezembro deve variar entre 3,070 milhões e 3,080 milhões ¿ contra a estimativa inicial de três milhões, que representaria aumento de 6,4% em relação a 2008.

¿ Vamos fechar um pouco melhor do que esperávamos, confirmando a expectativa de vendas recorde em 2009 ¿ afirmou Schneider.

Segundo ele, esse resultado reflete o aumento do volume de crédito no mercado e a queda das taxas de juros embutidas nos financiamentos. O executivo disse ainda que os índices de inadimplência, que deram um salto nos contratos fechados pelos bancos múltiplos, está sob controle nas montadoras: caíram de 5,1%, em agosto, para 4,9% dos contratos em setembro.

Em outubro, as vendas de automóveis novos no mercado interno somaram 294,5 mil unidades, queda de 4,6% na comparação com o mês anterior. Ainda assim, pela série histórica da Anfavea, foi o melhor outubro em termos de vendas da indústria automotiva no país. Em RIO 40º : cerca de 80% dos consumidores que foram às lojas do varejo no fim de semana procuravam ar-condicionado ou ventilador Fernando Quevedo relação a outubro de 2008, houve alta de 23,1%. De janeiro a outubro o total chegou a 2,6 milhões de carros ¿ alta de 6,1%.

IGP-DI surpreende e cai 0,04% em outubro Já a produção deu um salto de 15,7% em outubro, ante setembro, chegando a 315.956 unidades, segundo melhor mês da história. Em relação a outubro do ano passado, o mercado produziu 6,3% mais, embora no acumulado do ano haja queda de 9,7%. A Anfavea manteve a estimativa de fechar o ano com 3,050 veículos produzidos, o que significaria queda de 5,2% sobre 2008.

O presidente da Anfavea fugiu da pergunta sobre a nova proposta do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, que quer limitar o desconto do IPI a modelos com menor consumo de combustível.

¿ Não discutimos ainda esse tema dentro da entidade, não falamos com o ministro.

Ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou deflação em outubro, devido, principalmente, a menores preços no atacado.

O indicador caiu 0,04% mês passado, depois de ter avançado 0,25% em setembro.

Analistas esperavam alta do indicador. Entre seus componentes, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve queda de 0,08% no mês.