Título: Ar-condicionado evapora no Rio
Autor: Rosa, Bruno; Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 19

Com calor, vendas sobem até 40% e redes varejistas ficam sem estoque nas lojas

RIO 40º: cerca de 80% dos consumidores que foram às lojas do varejo no fim de semana procuravam ar-condicionado ou ventilador

Oforte calor que se abateu sobre o Rio de Janeiro nos últimos dias fez os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores sumirem das prateleiras das principais redes de varejo da cidade. Em algumas lojas, as vendas desses produtos tiveram uma alta de até 40% em relação às semanas anteriores. Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casa&Video, Ambient Air, Tele Rio e Fast Shop já tiveram de pedir reposição de estoque para conseguir atender a crescente demanda. De acordo com estimativas, oito entre dez clientes foram à busca dos itens para enfrentar temperatura próxima à 40º. Em lojas menores, a procura aumentou em até dez vezes.

Historicamente, o período de outubro a fevereiro responde por até 70% das vendas anuais de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. A Casa&Video do Rio Sul vendeu todo o estoque do mês em apenas três dias. No sábado, já não havia mais ventiladores de mesa nas prateleiras. A Fast Shop do Shopping Tijuca também não tinha mais aparelhos de ar-condicionado no fim de semana. No Ponto Frio, do Top Shopping, em Nova Iguaçu, foram vendidos mais de 400 aparelhos. Já na Ricardo Eletro, do NorteShopping, saíram mais de 600. Assim, ressalta a gerente Magarete Simões, a loja ficou ¿zerada¿ no domingo:

¿ De cada dez clientes que entraram na loja, oito queriam comprar os itens. No fim de semana, as vendas aumentaram 40% em relação ao fim de semana imediatamente anterior. No domingo, fiz o pedido de reposição de estoque. Agora, só quarta-feira.

Itens também em falta pela internet

Segundo Carlos Alberto Pereira, diretor da Tele Rio, com 27 lojas no estado, varejo e indústria foram surpreendidos pelo calor. Com isso, a falta de produtos ¿ especialmente dos aparelhos com maior capacidade ¿ foi inevitável:

¿ Houve uma corrida intensa nos últimos dias. O foco do consumidor migrou da linha branca para os aparelhos de ar-condicionado.

No Ponto Frio, a alta nas vendas chegou a 30%. Na Ambient Air, desde a última quinta-feira, a demanda subiu 40%. E, com isso, os estoques baixaram bastante nas duas empresas, já faltando alguns modelos nas lojas.

¿- Triplicamos os pedidos para a indústria, mas os fornecedores já sinalizaram que vão atrasar ¿ disse Ilana Kohn, diretora da Ambient Air.

Na Rio Barra, com duas loja na zona Oeste do Rio, a procura aumentou 10 vezes desde quinta-feira passada. Segundo a sócia da loja, Camila Alves, foi necessário pedir um reforço de 20% no estoque:

¿ A demanda subiu de um dia para o outro. Vai faltar produto este ano.

Pouco adiantou recorrer às lojas virtuais para sair do calor. Pela internet, o consumidor também se deparou com a falta de produtos. No site do Ponto Frio, em plena campanha para venda de ar-condicionado, dos 28 aparelhos listados, apenas seis estavam disponíveis. No site da Wal-Mart, são 25 modelos listados, mas só 11 disponíveis. Na Americanas.com, dos 15 produtos à venda, há dois em estoque. No Shoptime, de 28 aparelhos, 17 estão em falta.

Se o varejo já se deparou com a forte demanda, as indústrias também tiveram de esquentar suas planilhas de produção. Na LG, a estimativa de crescimento passou de 30% a 35%, projetados no início deste ano, para 40% agora, índice recorde, acrescenta Mauro Apor, gerente de produto da companhia coreana:

¿ Temos clientes que costumam fazer seus pedidos uma vez por semana que estão refazendo suas encomendas e voltando a nos procurar.

A chinesa Gree, com fábrica no polo industrial de Manaus(AM), também fala em aumento das encomendas. A companhia aposta em alta de até 50% das vendas neste verão, em comparação com 2008, e diz que pretende aumentar o número de empregados no país. Na Spirit, de ventiladores de teto, a expectativa é aumentar em 60% as vendas em relação a 2008 com aparelhos de ar-condicionado portátil. Para isso, a empresa investiu US$300 mil em novos produtos para acelerar a expansão.

Além do calor, o que explica o maior interesse é a queda de preços. Aparelhos mais sofisticados que tinham preço de entrada de até R$1.500 no ano passado, hoje são encontrados por cerca de R$1.000. No site do Extra, por exemplo, o ventilador Forts Ventus Britância passou de R$179 para R$99 ¿ queda de 44%. No Ponto Frio.com, a redução chega a 12%, com o ar condicionado Split Electrolux, que caiu de R$1.599 para R$1.399.