Título: Brasil já abriu mais de 1 milhão de vagas formais este ano, diz ministro
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 20

Dados preliminares de outubro mostram que varejo puxou criação de emprego

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou ontem que o país já criou mais de um milhão de vagas formais de janeiro a outubro. Até setembro, foram abertos 932.651 empregos com carteira de trabalho assinada.

E, segundo o ministro, os dados do mês passado, que deverão ser divulgados pelo ministério esta semana, mostram que a marca do um milhão de vagas já foi superada.

¿ Em outubro, pelos dados preliminares, já tinham sido criados mais de 100 mil empregos.

Devemos fechar o ano com a criação de 1,1 milhão de vagas ¿ disse o ministro.

Lupi informou que o setor, sozinho, que puxou o emprego em outubro foi o de comércio varejista. Mas a indústria e os serviços também ampliaram o quadro de funcionários: ¿ O único setor negativo foi o da agroindústria, mas por razões sazonais ¿ explicou.

A projeção do ministro já incorpora o corte próximo de 300 mil vagas que, sazonalmente, acontece sempre no fim do ano. No ano passado, com a crise financeira internacional chegando ao Brasil, as demissões ultrapassaram 600 mil.

¿ Em fevereiro, tinha feito essa mesma projeção e me ridicularizaram. Disseram que eu queria reinventar o capitalismo.

Mas a ação forte do governo, com as isenções e o aumento do crédito pelo BNDES, permitiu o aumento do emprego. Estamos vendo a crise pelo retrovisor. A crise é só para gringo ver.