Título: Menos álcool na gasolina
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 24

Governo anunciará decisão em 2 semanas

Em duas semanas, o governo deverá decidir se reduzirá o percentual de álcool na gasolina, para tentar diminuir o preço do combustível ao consumidor, afirmou ontem o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima. Segundo ele, os produtores de álcool pediram um tempo maior ao governo, antes da eventual adoção da medida, que está sendo estudada há quase um mês, argumentando que a questão dos preços é sazonal e que será resolvida a curto prazo.

Lima disse ainda que a ANP vai iniciar campanha publicitária nos estados nos quais o preço da gasolina está mais vantajoso que o do álcool, para estimular a concorrência ¿ Nem sempre reduzir a quantidade de álcool na gasolina reduz o preço, mas dentro de duas semanas devemos ter uma posição ¿ disse Lima durante evento do setor na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O preço do álcool vendido nos postos em todo país subiu, em média, 10,16% em outubro, enquanto a gasolina avançou 1,78% no período.

O diretor também informou que poderá ser anunciada, nos próximos dias, a realização da 11aRodada de Licitações da ANP. Os leilões estão suspensos desde a descoberta da reserva no pré-sal: ¿ Semana passada encaminhamos ao Ministério de Minas e Energia nossas propostas para a rodada. Temos blocos em praticamente todas as bacias e de todos os tipos. Só não temos nada relacionado ao pré-sal.