Título: Chance para os minoritários
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Economia, p. 24

Direitos na capitalização de Petrobras podem ser "vendidos"

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, minimizou ontem no Rio eventuais reduções de retorno de investimento aos acionistas minoritários que não participarem do aumento de capital da empresa, que será realizado por conta dos investimentos do présal.

Ele lembrou que estes acionistas pequenos poderão ganhar mesmo sem exercer o direito de ampliação de capital, pois poderão ¿vender¿ esse direito de subscrição e ganhar algum dinheiro com isso: ¿ Você poderá, na proporção das suas ações, subscrever novas ações. Se você não quiser fazê-lo, você poderá vender isso no mercado. Isso é parte da legislação ¿ disse.

Ele admitiu que os acionistas que não ampliarem sua participação na empresa na mesma proporção do aumento total de capital da Petrobras perderá na divisão de dividendos. Como a base de acionistas vai aumentar, o lucro será dividido por uma base maior de ações: ¿ Mas mesmo para estas pessoas a redução será pequena. Nos últimos seis anos, apenas 14% dos ganhos dos acionistas da Petrobras veio dos dividendos, outros 86% foi a valorização do papel, que tende a continuar se valorizando com os investimentos que estamos fazendo.

Álvaro Bandeira, da corretora Ágora, afirmou que, em geral, o valor que pode ser obtido com a venda do direito de subscrição de Bolsa é a diferença da cotação do papel no dia e do preço da subscrição.

Barbassa também afirmou que deve receber, em dezembro, a primeira parcela, de US$ 3 bilhões, do empréstimo firmado com o China Development Bank. Este totaliza US$ 10 bilhões.