Título: Relação de problemas
Autor: Rocha, Leonel
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Brasil, p. 15

Em sua carta, o presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio, relaciona os principais problemas que causaram o caos aéreo: o acidente do avião da Gol em setembro de 2006, os movimentos grevistas de controladores militares de tráfego, o excesso de venda de passagens aéreas no fim de 2006 e o acidente do avião da TAM, em julho de 2007, com quase 200 mortos.

Detalhista, o brigadeiro esmiuça o relatório produzido pela Anac e aponta falta de provas para as conclusões da agência. ¿Utilizar expressões como `expansão insuficiente¿, `desequilíbrio entre demanda e oferta¿, `estrangulamento da infraestrutura¿, `escassez de infraestrutura¿, `aeroporto saturado¿, atribuindo tais qualificações à rede de aeroportos brasileiros, sem apresentar provas da veracidade de tais assertivas, é totalmente inadequado¿, escreve. Em clima de desabafo, ele afirma ainda que a conclusão da agência induz os leitores a acreditar na falência do sistema público de exploração de aeroportos.

O brigadeiro estava em viagem ao Rio Grande do Sul ontem e não quis comentar a própria carta. Ele esteve no centro de uma crise política há duas semanas, quando conseguiu aprovar o novo estatuto da estatal, reduzindo de 100 para 12 o número de assessores de confiança que não sejam de carreira. A mudança provocou a demissão de parentes do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e do líder do partido na Câmara, Luiz Eduardo Alves (PMDB-RN). Nem a diretoria da Anac nem o ministro Jobim comentaram a carta do brigadeiro.