Título: Centrais discutem reajuste
Autor:
Fonte: O Globo, 10/11/2009, O País, p. 9
BRASÍLIA. As principais centrais sindicais do país esperam se reunir com presidente Luiz Inácio Lula da Silva amanhã. A expectativa é que consigam fechar um acordo que garanta ganho real para os aposentados que recebem acima do piso previdenciário, uma semana depois de o governo ter impedido a votação na Câmara do projeto que previa a extensão do reajuste dado ao salário mínimo a todas as faixas do INSS.
Segundo dirigentes da CUT e da Força Sindical, o encontro deve ocorrer amanhã à tarde, ou na quinta-feira pela manhã, aproveitando que os sindicalistas estarão amanhã em Brasília para a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora. Mas interlocutores do presidente informam que o encontro só será realizado se, antes, o governo decidir qual posição adotar. Hoje, Lula discutirá a questão dos aposentados com o ministro da Previdência, José Pimentel, e com líderes governistas.
A tendência é oficializar, como aval de Lula, o acordo fechado em agosto, prevendo reajuste de 6% (com um ganho real de 2,5%) em 2010 para aqueles que ganham benefícios acima do salário mínimo.