Título: Acidentes deixam sete pessoas feridas
Autor: Ramalho, Sérgio
Fonte: O Globo, 10/11/2009, Rio, p. 10

Em Realengo, micro-ônibus capota na Avenida Brasil; em Botafogo, coletivo bate em prédio

UM ÔNIBUS fica atravessado na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, depois de bater no portão da garagem de um prédio

Três acidentes com ônibus, ocorridos nas zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, deixaram sete pessoas levemente feridas ontem. O que mais fez vítimas envolveu um micro-ônibus da empresa Oriental, que tem até o dia 26 deste mês para apresentar um relatório de melhorias à prefeitura, sob pena de perder a concessão de suas 12 linhas. O veículo da Oriental fazia a linha 790 (Cascadura-Bangu) e, por volta das 9h30m, capotou na Avenida Brasil, sentido Centro, na altura de Realengo, provocando ferimentos em seis pessoas. A outra vítima estava no ônibus da Viação Amigos Unidos que fazia a linha 176 (São Conrado-Central) e, por volta das 13h30m, bateu num prédio da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. Um coletivo também perdeu a direção na Rua Hermengarda, no Méier, às 11h, causando retenções no trânsito da região.

Processo de cassação de linhas foi anunciado em setembro

Em setembro, a Secretaria municipal de Transportes anunciou o início do processo de cassação da Oriental e de outras duas empresas que atuam na Zona Oeste (Ocidental e Feital). Caso não passem na avaliação da secretaria, elas poderão ter suas licenças cassadas pelo prefeito Eduardo Paes e haverá licitação para a concessão das linhas.

Em relação à Oriental, desde março duas empresas estão operando, em regime emergencial, nove das 12 linhas da viação. Quanto à Ocidental, quatro empresas foram chamadas para fazer sete de suas 11 linhas regulares. A viação tem até o dia 16 deste mês para apresentar seu relatório à prefeitura, sob pena de notificação e abertura de processo administrativo para apuração de falhas. Já a Feital, que desativou três linhas sem autorização da secretaria, tem 45 dias para apresentar um plano de reestruturação, estando sujeita a abertura de processo administrativo.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus), a Oriental já está preparando sua defesa para enviar à prefeitura e vai apurar as causas do acidente ocorrido ontem. Os pneus dianteiros do coletivo estavam visivelmente gastos. Os traseiros eram recauchutados, mas, segundo o sindicato, as empresas podem usar esse tipo de material, desde que esteja em bom estado. Os seis feridos na capotagem foram levados pelos bombeiros para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. São eles: Maria de Lourdes Gonçalves, de 59 anos; Marcelo Ferreira, de 32; Raiane Silva, de 14; Paulo Luiz Machado, de 66; Maria Tereza Aguiar, de 58; e Eber Leite Rocha, de 35.

Em Botafogo, o ônibus da linha 176 ficou atravessado na Rua Voluntários da Pátria depois de atingir e derrubar o portão da garagem do Edifício Lúcio Cardoso. O veículo teria apresentado um problema nos freios, segundo o motorista Francisco Benedito Filho. Ninguém foi atingido na calçada, mas a passageira Bianca da Silva Souza, de 22 anos, ficou ferida levemente, de acordo com os bombeiros. Ela foi atendida no Hospital Miguel Couto.

Na Rua Hermengarda, o acidente aconteceu na altura da Rua Oldegar Sapucaia. O acesso à via foi interditado nas ruas Dias da Cruz e Amaro Cavalcanti, provocando grande retenção no trânsito da área. Ninguém ficou ferido.