Título: Governo preocupado
Autor: Allan, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 23/05/2009, Economia, p. 18

São Paulo ¿ Depois de o dólar registrar ontem queda de 0,39% em relação ao dia anterior, o ministro da Fazenda Guido Mantega admitiu que a valorização do real frente à moeda norte-americana é uma preocupação para o governo. Durante o seminário O Brasil e a crise mundial, aberto ontem em São Paulo, Mantega disse que a baixa do dólar prejudica o setor produtivo e principalmente os exportadores brasileiros, que têm contas a receber em dólar. ¿Essa valorização atrapalha a economia e vem sendo uma fonte de preocupação¿, disse.

Para conter a queda da moeda americana, Mantega disse que o BC aumentará as reservas de dólares. ¿A tendência é que as reservas continuem subindo¿, afirmou. O ministro salientou que a economia está ¿em vias de recuperação¿. Segundo ele, a expectativa é que no último trimestre do ano o Produto Interno Bruto (PIB) registre crescimento de 3% a 4%, compensando a desaceleração esperada para os primeiros trimestres. ¿Para o crescimento, as condições estão dadas. Esperamos um primeiro trimestre com desempenho bastante modesto, mas, a partir de março, uma recuperação na economia brasileira¿, ressaltou.

Na previsão do ministro da Fazenda, os setores que mais vão crescer no ano são os voltados para o mercado externo. Ele também alertou que o crescimento esperado não significa que a crise tenha acabado. ¿Estamos percebendo alguma melhora no cenário internacional e alguma recomposição de crédito. O quadro é mais benigno que no ano passado, mas não significa que a crise tenha acabado¿, alertou.

Ele também ressaltou que as melhores condições da economia brasileira e dos países emergentes em relação aos países desenvolvidos são uma oportunidade para o Brasil assumir uma posição de protagonista no cenário mundial.