Título: Uniban não vai punir alunos por agressão
Autor: Guandeline, Leonardo; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 11/11/2009, O País, p. 13

Após cancelar expulsão de estudante, vice-reitor diz que postura da instituição foi educativa

SÃO PAULO. Depois de expulsar a aluna Geisy Arruda e recuar, a Uniban também decidiu não punir os dez estudantes identificados como incitadores das agressões verbais sofridas pela estudante, quando ela usava um minivestido em sala de aula, em São Bernardo do Campo. O vice-reitor da entidade, Ellis Wayne Brown, admitiu ontem que a repercussão negativa do episódio influiu na decisão tanto de não expulsar Geisy quanto de cancelar a suspensão dos alunos. Segundo ele, a escola optou por uma "postura educativa" em vez de punir os estudantes.

- Em parte, a repercussão influenciou como influenciaria qualquer instituição. Precisamos de um certo estardalhaço para ver se estamos na trilha certa - disse Brown. - Uma das formas de reagir a situações como essa é a disciplinar. Há um outro método que é o educativo, mais complexo, substantivo e inclusivo.

Segundo o vice-reitor, a decisão de expulsar a aluna não teve relação com a roupa que ela vestiu nem com seu comportamento em 22 de outubro, quando cerca de 700 alunos a xingaram e hostilizaram. Para ele, esses alunos são exceção:

- A Uniban tem 60 mil alunos em 13 campus; e todos acabaram enxovalhados por conta da atitude de uma minoria. Essas exceções precisam de lapidação e amadurecimento educacional.

Para o vice-reitor, o conselho universitário foi corajoso:

- Ele seguiu o regimento interno, mesmo com toda a repercussão. O fato de a universidade readmitir a aluna não é admitir um erro e sim observar a questão de uma outra ótica.

Geisy vai estudar em outro prédio. O vice-reitor anunciou que, caso necessário, pedirá reforço policial para que ela volte às aulas. O advogado da aluna, Nehemias Melo, disse que duas universidades ofereceram bolsa de estudo para Geisy, que cursa Turismo. Ele afirmou que vai continuar os processos contra a universidade.