Título: Irritado, Pudim tenta intimidar fotógrafo
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 13/11/2009, O País, p. 3

Gazeteiro na semana passada, deputado fluminense ontem passou a manhã no plenário

BRASÍLIA. A hostilidade de alguns deputados contra repórteres do GLOBO, ontem, ganhou até tons de ameaça. O deputado fluminense Geraldo Pudim (PR) não gostou nada quando viu o fotógrafo Roberto Stuckert Filho registrando a sessão deliberativa da manhã, no plenário.

Pudim percebeu que era fotografado, como vários parlamentares naquele momento, e subiu até o mezanino, um dos locais onde ficam os fotógrafos credenciados na Casa. O parlamentar segurou com força a credencial do profissional, perguntou quem ele era, conferiu o nome no documento e o ameaçou, afirmando que iria entrar com uma representação contra ele.

Procurado mais tarde, Pudim, mais calmo, contou a seguinte história: disse que não estava aborrecido com as reportagens sobre os gazeteiros, mas que ficou irritado porque um fotógrafo do GLOBO teria dito a um colega seu, Felipe Bornier (PHS-RJ), na última terça, que ele (Pudim) ia se ¿ferrar¿ numa reportagem que seria publicada no dia seguinte. E mais: que o fotógrafo teria chamado Pudim de ¿babaca¿ na conversa com Bornier.

¿ Subi para tomar satisfação, mas vi no crachá que não se tratava do fotógrafo que o Bornier me falou. Não posso, a esta altura da vida, aturar isso ¿ disse Geraldo Pudim, que não soube informar o nome do fotógrafo que teria falado com seu colega.

Também procurado pelo GLOBO, Felipe Bornier, por intermédio de sua assessoria de imprensa, negou com veemência a versão de Geraldo Pudim. Bornier afirmou que sequer conhece qualquer fotógrafo do jornal e que não conversou com nenhum profissional da empresa.

Segundo relato da assessoria de Bornier, ele teria comentando com Pudim apenas que O GLOBO poderia voltar na quinta-feira (ontem) para conferir o movimento no plenário.

Pudim também foi um dos gazeteiros da quinta passada. Ele vestia uma camisa de manga curta e registrou presença às 8h32m, com painel aberto antes do início da sessão.

Ele viajou no início da tarde daquela quinta para o Rio.

¿ Minha indignação não tem nada a ver com isso. Sou um defensor da liberdade de imprensa.

Mas acho o que todos os deputados acham: deputado não trabalha só em Brasília ¿ disse Geraldo Pudim.

Ontem o clima no plenário era realmente de desconfiança em relação à imprensa. Conforme os deputados chegavam ontem ao plenário, já iam olhando para o local de onde foram registradas as fotos da semana passada. Percebendo novamente a presença do GLOBO, alguns acenavam e faziam comentários entre eles.