Título: Amazônia registra menor desmatamento em 21 anos
Autor: Alencastro, Catarina; Gois Chico de
Fonte: O Globo, 13/11/2009, O País, p. 13

Apesar disso, área destruída foi de sete mil quilômetros quadrados em 1 ano; Inpe atribui resultado à crise econômica

BRASÍLIA. O governo anunciou ontem que o desmatamento estimado da Amazônia entre agosto de 2008 e julho de 2009 foi de 7.008 km², o menor dos últimos 21 anos, desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a monitorar a região por satélite. A redução é de 45,2% na comparação com o último período. O clima foi de comemoração na cerimônia, de forte teor político, que durou quase três horas e teve discursos de prefeitos, governadores, ministros, do presidente Lula e de sua pré-candidata à Presidência, a ministra Dilma Rousseff.

Embora o clima fosse de festa em torno da queda no desmatamento, a área que a floresta perdeu é equivalente a todo o Distrito Federal e mais a cidade de São Paulo. O número, por enquanto, é uma estimativa que será consolidada no início de 2010. O número final pode ser corrigido em cerca de 700 km² para mais ou para menos.

¿ Foi uma redução extraordinária e significativa para o Brasil neste momento ¿ disse Lula.

O governo também divulgou o primeiro balanço da operação Arco Verde Terra Legal, que está regularizando a situação fundiária nos 43 municípios da Amazônia que mais desmataram o bioma no ano passado.

¿ Estamos comemorando algo de que temos que ficar muito orgulhosos: a queda nos níveis de desmatamento, a redução de 45%, é o menor número de toda a série. A outra vitória é que concluímos com sucesso a primeira etapa do Arco Verde, e essas duas conquistas são complementares ¿ disse Dilma.

O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, admitiu, no entanto, que os números apresentados ontem ainda não refletem as ações que o governo faz na região.

A crise econômica, reconheceu, teve um papel na queda do desmatamento.

Depois que outras autoridades exaltaram as ações governamentais, seis casais foram chamados ao palco montado num auditório no Centro Cultural Banco do Brasil, onde funciona provisoriamente a Presidência da República, para receber títulos de suas terras.

Os documentos foram entregues por Lula, Dilma e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Num discurso empolgado, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que 90% da redução do desmatamento foram alcançados por meio da repressão.

Minc saiu em defesa de Dilma, contra críticas de que ela estaria ¿se vestindo de verde¿ por motivos eleitorais: ¿ O recado do presidente Lula é que não existe lado desenvolvimentista ou ambientalista dentro do governo. Todo mundo vestiu a camisa do desenvolvimento sustentável ¿ disse o ministro