Título: Aécio reforça tese de que pode ampliar alianças
Autor: Vasconcelos, Adriana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 13/11/2009, O País, p. 14

Governador participa de jantares em Brasília e propõe pacto pós-eleição com os petistas

BRASÍLIA. Um dia depois de o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), ter admitido que uma candidatura de Aécio Neves poderia ampliar mais as alianças do PSDB do que a do governador paulista José Serra, o governador de Minas Gerais desembarcou na capital federal disposto a reforçar a tese.

Na quarta-feira, marcou presença em dois jantares. O primeiro, em homenagem aos novos filiados do PSDB, para o qual Serra também estava convidado, mas não apareceu.

O outro, com a bancada mineira da Câmara, prestigiado pelo presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), a quem agradeceu publicamente as declarações de apoio à sua candidatura.

No jantar com os tucanos, Aécio chegou a ser aclamado presidente, em coro puxado pelos mineiros. Além de sinalizar com a possibilidade de atrair partidos como PP e PTB, hoje na base do governo Lula, Aécio propôs a abertura de um canal de diálogo com os movimentos sociais e sindicatos, redutos eleitorais do PT.

Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) disse acreditar o governador poderia atrair até o PSB.

Já no jantar com a bancada mineira, aproveitando a presença do vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), Aécio propôs um pacto pós-eleição com os petistas para aprovação das reformas política, tributária e da previdência, independentemente de quem vença.

¿ O jantar serviu para demonstrar a capacidade de Aécio em aglutinar forças políticas que estão hoje na base do governo Lula ¿ resumiu Júlio Delgado (PSB-MG).