Título: Inpe prepara relatório sobre causas do apagão
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 13/11/2009, Economia, p. 30
Diagnóstico será entregue ao governo
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, preferiu não se comprometer com um diagnóstico sobre quais seriam os reais motivos do apagão. A instituição, segundo ele, está preparando um relatório, que será entregue ao Operador Nacional do Sistema (ONS) na próxima semana.
¿ O Inpe não garante nada. Quem tem que dar a palavra final é o ONS. Existem discrepâncias ¿ comentou Câmara.
Ainda é prematuro, segundo ele, afirmar o que realmente teria acontecido: ¿ Em ciência, sempre se podem cometer erros e fazer inferências ¿ disse Câmara.
Em nota oficial anteontem, o INPE sugeriu que eram mínimas as possibilidades de um raio ter sido a causa do apagão. Hoje, técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec) se reúnem para cruzarem dados e chegarem a uma conclusão.
Mesmo admitindo a ocorrência raios em Itaberá, técnicos do Elat admitiram, em nota ontem, que ¿a baixa intensidade da descarga não seria capaz de produzir um desligamento da linha¿. No dia do apagão, os raios caíram a aproximadamente a 30 quilômetros da subestação e a cerca de 10 km de uma das linhas e a 2 km de outra linha.
Apenas um raio com intensidade superior a 100 quilo amperes (kA), atingindo diretamente uma linha, poderia causar, segundo técnicos do Inpe, um desligamento de linhas operando com tensões tão elevadas como as de Itaipu.
O raio detectado na região era menor que 20 kA