Título: Perguntem a Madame Natasha
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 14/11/2009, Economia, p. 31

RIO e BRASÍLIA. Para quem acha que o assunto não está encerrado e quer entender o que aconteceu durante o apagão, a resposta pode estar nos osciloperturbógrafos. Sim, isso mesmo. A palavra é estranha - digna de Madame Natasha - e aparece num noticiário já repleto de megawatts, kilovolts e Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga). Os osciloperturbógrafos são equipamentos que monitoram o fluxo de carga nas linhas de transmissão e funcionam como uma caixa-preta, guardando os dados quando há interrupção de energia.

Os oscilogramas produzidos por eles devem ser como uma foto do que houve no blecaute, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que deve divulgar na terça-feira os resultados das análises.

Até agora, o governo diz que a interrupção no fornecimento foi provocada por condições climáticas adversas: raios, ventos e chuvas que afetaram as torres de transmissão.

ONS, Furnas e Itaipu são os alvos da Agência Nacional de Energia Elétrica na apuração das causas do blecaute. A investigação já está em curso. Na quarta-feira, sete fiscais do órgão regulador participaram de reunião no Rio com os técnicos dos três órgãos investigados.