Título: Pode ter sido gestão equivocada
Autor: Paul, Gustavo; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 12/11/2009, Economia, p. 22
O apagão de terça-feira mostra que houve um erro no sistema elétrico, afirma Luiz Pinguelli Rosa, diretor da CoppeUFRJ, uma das maiores autoridades no setor. Para ele, ex-presidente da Eletrobrás, pode ser uma falha humana ou de computador.
O GLOBO: Como o senhor avalia o blecaute de ontem? LUIZ PINGUELLI ROSA: Houve um problemrique Gomes a, não podemos dizer que está tudo bem.
Itaipu é a maior usina brasileira, mas o problema foi maior que sua parcela na geração hidrelétrica. Não pode cair o sistema todo.
Faltou investimento? PINGUELLI: O investimento existiu.
Na época que houve um problema de transmissão no Brasil, em 1999, não havia a terceira linha de transmissão de Itaipu, agora há.
Mas isso não basta, é preciso ter uma gestão de rede mais inteligente. Uma manobra errada pode ser causadora de um acidente ou evitar que um incidente vá muito longe. E a manobra de terça-feira não foi inteligente.
Que tipo de manobra pode ter sido errada? PINGUELLI:Pode ter ocorrido o que ocorreu nos EUA em 2003: uma gestão equivocada, que sobrecarregou uma linha que caiu automaticamente para evitar uma pane maior. A energia tenta outro caminho, que também fica sobrecarregado, e várias linhas caem em efeito dominó. Também tivemos isso no Brasil. Não me refiro ao apagão de 2001, quando houve falta de energia, mas ao blecaute de 1999.
O que causou o erro? PINGUELLI: O sistema interligado é uma coisa, manobra errada é outra. Pode ser um erro de computador, que não prevê uma certa situação, pode ser uma decisão humana, pode ser uma interferência da natureza.
E por que outras usinas, com as de Angra, foram desligadas? PINGUELLI: Acaba tendo que desligar outras usinas, até Angra, para proteger o sistema.
A manobra inteligente poderia permitir ilhar a ligação Angra-Rio e mantê-la, por exemplo. É dificil. Você precisa saber onde vai ser mantida a energia e onde será apagado .Por exemplo, os maiores centros urbanos precisam ser protegidos, onde estão os maiores hospitais.
Por que motivo o Rio foi mais afetado? PINGUELLI: Isso acaba sendo aleatório. Um ilhamento poderia proteger o Rio ou um sistema pode proteger algumas cidades.
O sistema foi bem? PINGUELLI: O retorno foi bom. No blecaute de 1999, São Paulo ficou muitas horas no escuro.
Quais os principais problemas no sistema? PINGUELLI: No momento, o sistema tem se expandido. Eu discordo da complexibilidade de empresas e órgãos, do uso de usinas termelétricas, que contribuem para o efeito estufa.
Há uma tarifa caríssima, e por ela o sistema não deve falhar.