Título: Angra 1 e 2 voltaram a funcionar
Autor: Paul, Gustavo; Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 12/11/2009, Economia, p. 22

As usinas nucleares de Angra 1 e 2 voltaram a funcionar no início da noite de ontem, depois de terem sido desligadas automaticamente pelo sistema de segurança no momento do blecaute na noite de terça-feira. Em substituição às duas usinas nucleares, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou ao longo do dia de ontem três térmicas a gás: Norte Fluminense, Barbosa Lima Sobrinho e MacaéMário Lago, todas no interior do estado do Rio.

O diretor de Operações da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, explicou que a bomba de refrigeração do reator tem um sistema de segurança que desligou a usina automaticamente no momento do blecaute.

Esse sistema é alimentado por três fontes de energia: pela energia de Itaipu, que chega numa linha de 500 quilovolts (kV): uma linha de 138 kV que fornece energia vinda das usinas do Rio Grande e por uma bomba a diesel.

¿ No momento em que ficou em funcionamento somente o sistema a diesel e saíram as duas outras fontes de energia, abastecidas pelas linhas de transmissão, o sistema de segurança automaticamente desligou as usinas ¿ disse Figueiredo.

Segundo levantamento da ONS, o país tem 73 usinas térmicas. A maioria movida a óleo diesel (24), seguida de usinas alimentadas por óleo combustível (19), a gás (17), carvão (9), biomassa (3) e resíduos (1).