Título: Fórmula é do governo FH
Autor: Braga, Isabel; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/11/2009, O País, p. 12

O fator previdenciário, fórmula de cálculo que funciona como redutor do valor das aposentadorias por tempo de contribuição pagas pelo INSS, foi criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em dezembro de 1999, e passou a vigorar em 2000. O objetivo era criar um sistema que retardasse as aposentadorias de pessoas ainda em idade produtiva. Estima-se que, entre 2000 e 2007, a economia provocada pelo fator foi de mais de R$10 bilhões.

O fator calcula o valor da aposentadoria levando em conta idade, expectativa de vida após a aposentadoria e tempo de contribuição. O fator previdenciário médio aplicado hoje é de 0,7, ou seja, há uma perda média de 30% do salário com aposentadorias antecipadas. Por esse princípio, quanto mais tempo o trabalhador permanecer no trabalho, e contribuindo para o INSS, menor será o redutor.

Além da aposentadoria por tempo de contribuição, o trabalhador brasileiro se aposenta por idade com 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, no caso da mulher. Nesse caso, o beneficiário recebe a média dos 80% maiores salários de contribuição.