Título: PF prende 40 por tráfico internacional de drogas
Autor:
Fonte: O Globo, 18/11/2009, O País, p. 13

Entre os presos na Operação Castelo, no Rio Grande do Sul, estão dois policiais militares

PORTO ALEGRE. A Polícia Federal prendeu ontem no Rio Grande do Sul cerca de 40 pessoas envolvidas no tráfico internacional de drogas. As prisões ocorreram em maior número em Pelotas, no Sul do estado, mas também se estenderam à região metropolitana de Porto Alegre, como parte da Operação Castelo. Foram desarticuladas dez quadrilhas que vendiam crack.

A PF acionou 270 policiais, que saíram a campo para cumprir 59 mandados de busca e apreensão e 68 mandados de prisão. Entre os presos há dois policiais militares que passavam informações aos bandidos. O trabalho de investigação começou há oito meses e já havia resultado na prisão de 16 envolvidos. O esquema do tráfico também era operado de dentro de presídios.

A droga seria trazida da Bolívia, entrando no Brasil pelo Paraguai e sendo transportada até a Grande Porto Alegre, de onde era distribuída para outros municípios. Conforme a polícia, as quadrilhas tinham "estrutura empresarial", com divisão de tarefas entre seus integrantes, de gerente a administrador de depósito, passando por transportadores. Durante a operação, os policiais apreenderam 40 quilos de droga no fundo falso de um carro.