Título: Marina: meta de clima não pode ter uso político
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 19/11/2009, O País, p. 15

Como Dilma e Serra, senadora vai à Cúpula de Copenhague

BRASÍLIA. A senadora e presidenciável do PV, Marina Silva (AC), reagiu ontem à tentativa do PT e do governo de dar visibilidade à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e transformá-la numa especialista em assuntos de meio ambiente às vésperas da Cúpula de Mudanças Climáticas de Copenhague. Em debate sobre meio ambiente na Câmara, Marina disse que a meta de redução de 38,9% das emissões de gás carbono fixada pelo governo para ser levada a Copenhague precisa ser institucionalizada, para que seja um compromisso dos próximos governos, e não apenas algo que garanta dividendos políticos neste momento:

- A meta não pode ser uma meta protocolar, só para aproveitar a conjuntura política em que esse assunto possa render algum tipo de visibilidade para as lideranças políticas. Precisa ser estruturante. E para isso tem que ser institucionalizada.

A uma plateia de ambientalistas, Marina defendeu uma postura mais ofensiva do Brasil em Copenhague, onde dividirá palanque com pelo menos outros dois presidenciáveis: a ministra Dilma é o governador paulista José Serra (PSDB).