Título: EUA e China prometem acordo substancial
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 19/11/2009, Ciência, p. 38

Andrew C. Revkin Do New York Times

Ao lado do presidente Hu Jintao, o presidente Barack Obama disse ontem que os Estados Unidos estão determinados a trabalhar com a China e outros países para chegar a um acordo substancial nas negociações em Copenhague.

Obama declarou que o objetivo não é um acordo parcial ou uma declaração política, mas sim um entendimento que possa abranger todas as questões nas negociações, e que tenha um efeito operacional imediato. No domingo, Obama e Jintao afirmaram que preferiam postergar um acordo.

¿ Esse acordo global seria um passo importante no esforço para reunir o mundo em torno de uma solução para as mudanças no nosso clima. Concordamos que cada um de nós poderia assumir ações significativas e honrar esses compromissos ¿ declarou Obama.

Ele e Jintao discutiram uma série de parcerias em matéria de energia.

E em sua quinta viagem a China em seis meses, David Sandalow, vice-secretário de Energia americano e um dos nomes mais influentes dos EUA em política climática, afirmou estar convencido de que o tema energia limpa tornou-se uma das prioridades para líderes chineses em suas relações com os EUA.

¿ Esta questão é hoje fundamental para o relacionamento bilateral ¿ disse. ¿ Há um ou dois anos eu não poderia imaginar.

Ele falou sobre a parceria para pesquisa de energia limpa. Há um projeto orçado em US$ 150 milhões, que seria igualmente dividido entre os dois países: ¿ O objetivo é reunir os melhores cientistas para tentar resolver um dos mais importantes desafios atuais.