Título: Lula defende seguidas viagens de Dilma
Autor:
Fonte: O Globo, 20/11/2009, O País, p. 8

NATAL. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, tem mais direito de viajar pelo país do que governadores que têm saído de seus estados para visitar outras unidades da Federação. Ele não citou nomes de governadores.

A afirmação foi feita por Lula ao responder a perguntas sobre críticas da oposição às viagens que Dilma tem feito em sua companhia.

¿ Eles têm menos direito de viajar do que uma ministra, que tem o direito de visitar as obras que ela coordenou ¿ disse Lula, em entrevista à Rádio Clube de Natal.

O presidente também falou sobre seus planos para depois de concluir o segundo mandato, no fim de 2010. Lula disse que não vai se aposentar da política, pois o ser humano faz política a vida inteira.

¿ Não existe a possibilidade de um homem se aposentar em política. O ser humano começa a fazer política de sobrevivência quando nasce.

Lula diz que ex-presidente não pode dar palpites Ele reafirmou, no entanto, estar consciente de que um expresidente não pode dar palpites para quem está governando.

Também não disse para quem era a crítica. Em relação às eleições de 2010, o presidente recomendou que o eleitor escolha um candidato que tenha compromisso com a continuidade das políticas sociais.

¿ Acho que o eleitor deve escolher quem tenha uma história de compromisso com as políticas que estamos implementando e que estão devolvendo aos cidadãos o orgulho de ser brasileiros.

Lula disse também que, para garantir a continuidade dos projetos do governo, tem defendido a união dos partidos da base aliada nos planos regional e nacional.

Lula afirmou também que o Brasil virou uma ¿coqueluche internacional¿ e que tem merecido, cada vez mais, espaço na imprensa estrangeira.

¿ Há um interesse na imprensa do exterior que nunca aconteceu antes com o Brasil.

Mostramos que o Brasil é um país que está preparado.

Ele repetiu que o Brasil superou rapidamente a crise econômica mundial, e que a frase dita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmando que ¿Lula é o cara¿, foi importante para que as pessoas passassem a acreditar mais no Brasil.