Título: Falta gestão de qualidade no setor
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 15/11/2009, Economia, p. 34

Especialista afirma que sistema de isolamento de Rio e SP não poderia falhar

O Brasil tem uma capacidade instalada de geração de energia folgada, e as usinas estão com seus reservatórios bem elevados para a atual época do ano. A tecnologia do setor é moderna e reconhecida no mundo como uma das melhores.

Então, por que os sistemas de proteção não funcionaram em alguns locais isolando o problema para evitar que o blecaute se propagasse, atingindo 18 estados? A resposta ainda não é conhecida. Falhou o sistema de isolamento para São Paulo e Rio, que concentram a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O especialista Otavio Santoro, sócio-diretor da Indeco, empresa especializada em soluções em energia, acredita que o maior problema não é falta de investimentos, mas de uma gestão de qualidade.

¿ Não é possível que não se tenha instalado sistemas de segurança capazes de isolar São Paulo e Rio, que têm um peso forte na economia. Um blecaute em uma região, independentemente das suas causas, não pode derrubar todo sistema do país ¿ afirmou

É preciso maior capacitação de técnicos A gestão de qualidade, segundo o especialista, passa pela capacitação de técnicos. Para o executivo, o número e a qualidade dos técnicos envolvidos têm que ser compatível com o tamanho do sistema elétrico brasileiro.

¿ Temos que investir em equipamentos de monitoramento do sistema de segurança.

É preciso ter os problemas identificados e documentados, muito bem escritos e detalhados, para que, numa ocorrência como o blecaute da semana passada, os operadores tomem rapidamente as decisões.

Aparentemente, não tem um manual com orientações de como proceder caso três linhas saiam do sistema ¿disse.

Para o especialista, os equipamentos usados pelo sistema elétrico brasileiro são modernos, de última geração, e sua tecnologia reconhecida mundialmente.

O executivo disse que os equipamentos existentes podem estar sendo subutilizados justamente pela falta de um número suficiente de técnicos qualificados.

Não basta ter equipamentos modernos. É preciso manter ¿ Acredito que temos equipamentos, softwares de monitoramento modernos e bons profissionais. Mas será que esses técnicos são, em qualidade e em quantidade suficiente para um sistema elétrico do tamanho do nosso? Está provado que não basta ter apenas a infraestrutura, os equipamentos, mas tem que ter alguém que faça a manutenção, o trabalho que não aparece.

Alguém faltou.