Título: Lobão: apagão terá análise às claras
Autor: Tavares , Mônica
Fonte: O Globo, 20/11/2009, Economia, p. 26

BRASÍLIA. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está fazendo uma ¿análise profunda¿ sobre as causas do apagão que deixou sem energia 18 estados do país na semana passada. Segundo ele, os técnicos estão examinando cada detalhe. Lobão disse ainda que combinou com o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, que, uma vez pronto, o relatório será examinado por especialistas de universidades do Rio e São Paulo.

Após o apagão, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi criticado por analistas por ter permitido que a usina de Itaipu abastecesse praticamente sozinha a maior parte do consumo do país. Porém, o governo insiste na tese de que o apagão se deveu a fatores climáticos.

¿ Tudo será feito absolutamente às claras: o que tiver de ser, será. Os relatórios serão examinados por muitas autoridades, entre as quais essas universidades, que julgamos as mais preparadas para um exame dessa natureza ¿ disse Lobão.

O grupo de trabalho da Aneel e do ONS tem 30 dias, a partir da última segunda-feira, dia 16, para apresentar os relatórios sobre as causas do apagão. Fontes do setor consideram esse prazo muito longo e uma forma de o governo esvaziar o debate. Em seguida virão Natal e Ano Novo, escondendo o assunto no noticiário.

Não está descartada, no entanto, a possibilidade de que o presidente do ONS, Hermes Chipp, apresente o relatório na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para o dia 30.

Tempo ruim causou apagão no Distrito Federal Descargas elétricas, com chuvas, foram as causas apontadas pela Companhia Energética de Brasília (CEB) para a falta de luz que atingiu anteontem à noite três bairros do Distrito Federal ¿ que não fora afetado pelo grande blecaute do dia 10. Entre 18h30m e 23h de anteontem, os moradores dos Lagos Sul, Norte e Paranoá sofreram com um apagão local.

Um raio atingiu a usina hidrelétrica do Paranoá e explodiu um equipamento, desligando uma das linhas de transmissão.

Por isso, houve interrupções intermitentes de energia