Título: Centrais pedem MPs para reajuste de aposentados
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2009, O País, p. 11
Sindicalistas também querem aumento maior do que o já proposto pelo governo BRASÍLIA. Os presidentes das principais centrais sindicais do país e representantes diretos dos aposentados se reuniram ontem, em São Paulo, para tentar unificar o discurso sobre a questão do reajuste para os aposentados que recebem benefícios acima do salário mínimo. Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), as centrais fecharam uma posição: pedem que o governo melhore a proposta, formalizada em agosto, e conceda um reajuste baseado na inflação do período mais 80% do PIB de dois anos anteriores, o que daria um pouco mais que os 6% prometidos pelo governo.
O governo pretende dar um reajuste, em janeiro de 2010, levando em conta a correção da inflação, medida pelo INPC, mais 50% do PIB verificado em 2008, totalizando cerca de 6,1% de reajuste ou um ganho real de 2,5%. Além disso, segundo Paulinho, houve o entendimento de que o governo deve editar duas medida provisórias (MP) para o aumento que vai vigorar a partir de janeiro: uma para o reajuste do salário mínimo (ou piso previdenciário), que será de 9%; e outra para o reajuste diferenciado para os que ganham acima do piso.
¿ Pode ser que o governo não concorde, mas acho que dará um pouco mais. E, para os aposentados, é melhor ser por MP, porque tem garantia (tem validade imediata) e não precisa passar pelo Congresso tão cedo ¿ disse Paulinho.