Título: Enfermeira que dopou 11 bebês é indiciada por tentativa de homicídio
Autor: Souza, Carlos
Fonte: O Globo, 24/11/2009, O País, p. 11

Laudo confirma que seringa apreendida com acusada tinha morfina

PORTO ALEGRE. A Polícia Civil indiciou ontem a técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, de 25 anos, por tentativa de homicídio qualificado, por envenenamento e de forma continuada, contra 11 bebês na maternidade do Hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O inquérito, de 700 páginas e com 30 pessoas ouvidas, foi entregue pelo delegado Guilherme Pacífico à 1ª Vara Criminal do Fórum da cidade.

A técnica está há dez dias sob prisão cautelar na penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. O delegado disse que o indiciamento foi reforçado pela informação do laudo do Instituto Geral de Perícias de que a seringa encontrada em poder de Vanessa continha morfina, que teria sido usada por ela para sedar os bebês.

MP pede exame de sanidade mental

A pedido do Ministério Público, a acusada terá a sua sanidade mental avaliada, o que abriria a hipótese de ela ser inimputável. O delegado lembrou que manuscritos encontrados no hospital e na casa de Vanessa mostram a existência de ¿grave trauma familiar¿, ¿acentuado caráter religioso¿ e ¿não aceitação pelo fato de ela não ser médica¿. Os escritos, disse o policial, também indicavam que ela contestava determinados procedimentos médicos e medicamentos ministrados aos pacientes.

Depois de descoberto o caso, o Hospital da Ulbra demitiu a técnica por justa causa. Onze bebês foram internados na UTI, mas nenhum morreu. Todos os bebês receberam as substâncias num período de até seis horas de vida. Segundo os médicos, eles não ficarão com sequelas.

O hospital garantiu acompanhamento médico às crianças por dois anos. Pais e parentes argumentam que o período de assistência deve ser maior, de dez anos. Eles ameaçam entrar na Justiça.

(*) Especial para O GLOBO