Título: Prefeito diz que vai criar o cargo de zelador do Rio
Autor: Bastos, Isabela
Fonte: O Globo, 24/11/2009, Rio, p. 12

Mil funcionários da Comlurb receberão adicional para detectar problemas de falta de conservação

O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem, em entrevista à rádio CBN, que vai criar o cargo de zelador do Rio para monitorar os problemas de conservação da cidade. Segundo Paes, mil funcionários da Comlurb receberão adicionais no salário para exercer a tarefa de fiscais da manutenção de ruas e bens públicos. Eles ficarão encarregados de receber as reclamações de moradores e percorrer o município para mapear os problemas, encaminhando as demandas para os órgãos responsáveis.

¿ Vamos criar, no mais tardar em janeiro, o zelador da cidade. Serão mais de mil pessoas. Vamos pegar funcionários da Comlurb, que é o melhor órgão de conservação da cidade. Eles têm um gerente responsável por um conjunto de 30 a 40 ruas. Vou aumentar bem o salário desse sujeito, que vai ter um sistema informatizado, acesso ao prefeito, vai olhar e informar numa base de dados da prefeitura onde é que a luz está apagada, por exemplo ¿ explicou o prefeito.

Paes não disse de quanto deverá ser o adicional nos vencimentos desses zeladores, mas explicou que escolheu a Comlurb para a tarefa pelo seu padrão de excelência dos serviços. Outro motivo foi o fato de ser uma empresa, o que dá mais flexibilidade para agir.

¿ O poder público é pata de elefante e não chega ao detalhe. A Comlurb pode ir ao detalhe. Ela tem essa cultura de cuidar do detalhe, passar o cotonete ¿ disse Paes.

Fiscalizar a conservação e o funcionamento dos serviços da prefeitura não é novidade na administração municipal. Paes já havia nomeado uma espécie de xerife para coibir a desordem urbana, assim que criou a Secretaria da Ordem Pública. O órgão, além de punir motoristas, passou também a controlar o uso dos espaços urbanos, como calçadas e a areia das praias.

Os subprefeitos, conhecidos como prefeitinhos, fazem parte de outro grupo também responsável por acompanhar a conservação dos logradouros públicos. E, além dos subprefeitos, o município já conta com ouvidoria. Pelo site da prefeitura (http://www21.rio.rj.gov.br/siso/internet/ouvidoria.htm), é possível fazer reclamações ou solicitar algum tipo de serviço, como conservação de ruas, poda de árvores e limpeza urbana, ou denunciar comércio irregular.