Título: Petrobras quer investimentos chineses na cadeia do petróleo
Autor: Camarotti, Gerson; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 24/11/2009, Economia, p. 21

Estatal quer atrair fornecedores para o Brasil

A Petrobras quer atrair fornecedores de materiais e equipamentos da indústria petrolífera chinesa para se instalarem no Brasil e participarem do desenvolvimento dos futuros projetos de produção de petróleo no pré-sal. A informação foi dada ontem pelo diretor Financeiro da estatal, Almir Barbassa, ao explicar que deve visitar a China no primeiro trimestre do próximo ano.

O executivo deixou claro que é preciso aumentar a capacidade de produção no país de materiais e equipamentos para que a companhia possa manter seu programa de investimentos, principalmente nas áreas do pré-sal.

¿ Queremos mostrar nossos projetos e atrair empresas que tenham conhecimento específico e possam contribuir sozinhas ou em associação com empresas brasileiras ¿ disse Barbassa.

Esse trabalho já foi feito alguns meses atrás com visitas a Coreia do Sul, Cingapura e Japão, entre outros.

Como resultado, já está ocorrendo uma forte procura de empresas estrangeiras por oportunidades de investimentos no Brasil.

A capacidade de oferta de materiais e equipamentos é o que deverá determinar nos próximos anos o nível de investimentos da Petrobras. Em breve, a companhia deverá definir os planos para 2010.

Neste ano, a Petrobras vai ultrapassar R$ 60 bilhões, montante já investido entre janeiro a setembro e que representa 49% a mais que o aplicado em igual período de 2008.

¿ Projetos não faltam, mas a questão é de pessoas, de materiais, equipamentos, de companhias que prestam serviços para nós, que estão todas sobrecarregadas.

O diretor informou ainda que a Petrobras está desenvolvendo um novo modelo de encomendas junto à indústria brasileira, que permitirá o acesso a linhas de financiamento não apenas ao fabricante principal de um equipamento, mas também aos pequenos e médios fornecedores envolvidos na compra. Barbassa disse esperar que esse modelo seja definido no início do próximo ano.