Título: Irã proíbe circulação do maior jornal do país
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 24/11/2009, O Mundo, p. 28

TEERÃ. Autoridades iranianas anunciaram ontem terem banido a circulação do maior jornal do país por publicar uma foto do templo de uma religião proibida pelo regime radical muçulmano. Segundo a agência estatal Irna, a foto estampada pelo diário ¿Hamshahri¿ na primeira página estimula a visita de turistas ao templo da religião Bahai, proibida desde a Revolução Islâmica em 1979 por ser considerada herege.

O ¿Hamshahri¿, publicação que atrai a maior quantidade de anunciantes entre os jornais iranianos, é publicado há duas décadas pela Prefeitura de Teerã. O prefeito da cidade, o conservador Mohammad Baqer Qalibaf, é um crítico feroz do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O diretor do jornal, Ali Reza Mahak, afirmou ontem que estava preparando a edição de hoje normalmente, já que ainda não havia recebido nenhuma ordem formal para suspender a publicação.

Autoridades no país lançaram uma ofensiva contra os bahais, e a mídia estatal frequentemente publica textos denunciando a religião monoteísta, fundada em 1863 pelo nobre persa Husayn Ali Bahaullah. A religião também conta com um templo em Haifa, em Israel.