Título: Lula: Todo mundo quer encontrar um culpado
Autor: Doca, Geralda; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 17/11/2009, Economia, p. 19

Presidente critica a "turma do eu acho" e diz que espera conclusão das investigações

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o governo espera a conclusão das investigações sobre o blecaute que deixou aproximadamente 60 milhões de pessoas sem luz em 18 estados, na terça-feira da semana passada, para apontar com segurança o culpado pelo evento. Ele condenou o que classificou de ¿a turma do eu acho¿.

As declarações foram feitas no programa semanal de rádio ¿Café com o presidente¿. Lula repetiu a versão do governo para a causa geral do acidente: um curto-circuito numa subestação de Furnas em Itaberá, cidade do interior de São Paulo.

No dia seguinte do apagão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou ¿ ao lado de todas as principais autoridades do setor elétrico ¿ que a escuridão teria sido causada por curtos-circuitos provocados por intempéries climáticas: descargas atmosféricas (raios), ventos e chuvas muito fortes.

¿ Ora, o blecaute que aconteceu, na verdade, foi um incidente que até agora as informações que nós temos pelo ONS, pela Aneel e pelo Ministério de Minas e Energia é de um curto-circuito que deu numa torre em Itaberá, São Paulo. Ora, nós sabemos que tem a ¿turma do eu acho¿, todo mundo agora quer encontrar um culpado ¿ criticou Lula.

Ele afirmou que, como presidente, precisa ter cautela: ¿ O presidente da República, com muita cautela, tem que esperar que haja toda a investigação possível para que a gente possa, quando anunciar à opinião pública definitivamente, a gente tenha a verdade e somente a verdade para informar ao povo brasileiro.

Mesmo assim, o presidente descartou que o país possa viver outro racionamento como o ocorrido em 2001, quando a população foi obrigada a economizar 20% do consumo de energia.

¿ A primeira coisa que nós precisamos explicar à sociedade brasileira é que nós não tivemos um apagão, nos moldes que tivemos em 2001, porque em 2001 tinha dois problemas: não tinha geração de energia e não tinha linha de transmissão. Nós, agora, temos muita geração e temos muita linha de transmissão ¿ declarou.

Lula disse que o governo vai trabalhar para que não haja mais blecautes. Na semana passada, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu que um apagão como o da semana passada pode voltar a acontecer.