Título: No Piauí, abandono de estrada aumenta distâncias
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 22/11/2009, O País, p. 10

Péssimas condições da PI-141 e da BR-324 elevaram tempo da viagem de 80km de uma para três horas

TERESINA. Outra das piores estradas do país liga os municípios piauienses de Eliseu Martins e São João do Piauí, num trecho da PI-141 e da BR-324. O gerente do posto de combustível Ultragás, Mauro Sérgio, do município de São João do Piauí, no sul do estado, conta sempre ouvir reclamações dos motoristas.

Pela rodovia passam cargas do Sul do país e da Bahia com destino ao Piauí ou ao Ceará.

¿ Os motoristas chegam com os pneus de seus caminhões e automóveis rasgados, e os motores precisando de conserto ¿ contou Mauro Sérgio.

O motorista João Santos, que quinta-feira levava uma carga de equipamentos e peças para motocicletas da Bahia para Elizeu Martins, confirma. Ele costumava fazer o trajeto de 80 quilômetros de São João do Piauí a Elizeu Martins em uma hora, e agora são necessárias três horas para fazer o mesmo percurso.

¿ Não adianta correr em outras rodovias para se chegar logo ao destino. Neste trecho, os buracos impedem que se avance mais e é arriscado porque os assaltantes aproveitam a baixa velocidade para roubar cargas.

Seguindo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes, entre Eliseu Martins e São João do Piauí, 100% da estrada está sem acostamento; 34,8% do pavimento estão com problemas e 42%, destruídos.

Segundo o levantamento, 77% das placas de sinalização estão cobertos pelo mato.

Moradora de uma fazenda em São João do Piauí, a dona de casa Maria Francisca contou que a estrada entre seu município e Elizeu Martins é motivo de reclamação entre motoristas e moradores das duas cidades.

¿ Só tem buracos, já ocorreram acidentes por falta de sinalização, a obra de recuperação da estrada se arrasta e nunca foi concluída ¿ diz, lembrando que o mato toma conta do acostamento e não há sinalização.

Gerson Venceslau, gerente de posto em São João do Piauí, afirmou que os motoristas estão preferindo sair do município por uma estrada de acesso a Oeiras, município do Sul piauiense, mesmo sendo 100 quilômetros mais distante, porque é asfaltada e não tem buracos como a estrada que vai dar em Elizeu Martins.