Título: Crescer no interior foi estratégia
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 22/11/2009, Economia, p. 31

BRASÍLIA. Segundo maior banco privado do país, o Bradesco fez da conquista do interior do Brasil uma de suas principais armas para, na década de 80, se tornar um dos conglomerados financeiros mais importantes da América Latina.

Dez anos antes, em pleno milagre econômico, o Bradesco implantou um programa batizado de Agências Pioneiras em grotões e cidadezinhas país afora.

¿Nos anos de 1978 e 79, (o Bradesco) abria uma agência por dia útil¿, relata o economista Fernando Nogueira da Costa no trabalho ¿Origem do Capital Bancário no Brasil¿.

A interiorização do serviço bancário tinha como mola uma economia que crescia a taxas de dois dígitos e precisava de crédito.

Não só para financiar automóveis, mas ainda as novas fronteiras agrícolas.

Segundo Costa, em 1967, o banco cobria 11 estados, com 326 agências. Em 1978, teria mil agências.

Mas, a partir de meados de 1980, o projeto de expansão perdeu força.