Título: O que a visita de Ahmadinejad representa?
Autor: Weber, Demétrio; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 22/11/2009, O Mundo, p. 38

Na visita de Estado, seja a pessoa nefasta ou simpática, é o presidente do país. Brasil e Irã têm áreas a negociar. O Brasil é uma referência no intrincado tabuleiro do Oriente Médio.

Tem grande população de árabes e judeus. Daí, a vinda de Ahmadinejad, Peres, Abbas.¿ CLÓVIS BRIGAGÃO ¿ DO CENTRO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS, DA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES ¿Essas visitas acontecem o tempo todo. Obama esteve na China e não conversou com opositores.

Ahmadinejad entende que o Irã precisa sair do isolamento. Precisa abrir novas portas.¿ NIZAR MESSARI, ¿ PROFESSOR DO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DA PUC-RJ ¿O convite deveria ser pensado com cautela. As regras naquele país acabam em exílio, prisões, mortes.

Lula não pode reduzir essas situações por conta de acordos internacionais.¿ ROBERTO ROMANO, ¿ PROFESSOR DE ÉTICA E FILOSOFIA DA UNICAMP ¿O Irã e outros Estados, como a Venezuela, são Estados polêmicos. Mas, do ponto de vista da política externa do Brasil, a reunião é consistente. O Brasil se julga em condições de contribuir para a paz na região. Os interlocutores tradicionais já estão viciados.¿ WILLIAMS GONÇALVES, ¿ PROFESSOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UERJ E DA UFF ¿Ahmadinejad vem solicitar apoio ao programa nuclear. O Brasil hoje consegue construir uma via de negociação que passa fora do eixo europeu.

Não acredito que a diplomacia vá fazer defesa aberta em relação ao programa nuclear.¿ ANDERSON BATISTA DE MELO, ¿ PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)