Título: Vendas batem recorde
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 25/11/2009, Economia, p. 25
Antes de ajuda, setor já previa nível histórico
SÃO PAULO. Mesmo antes do anúncio feito ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, as montadoras já trabalhavam com a previsão de vendas recordes este ano. A estimativa da Anfavea é que o total de automóveis comercializados até dezembro oscile entre 3,070 milhões e 3,080 milhões de unidades - contra a previsão inicial de três milhões -, uma alta de 6,4% ante 2008. O número inclui veículos de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Pelos dados divulgados até outubro, os carros flex somaram 2,207 milhões de unidades, ou 88,6% das vendas totais no ano. O percentual está acima do resultado de 2008 inteiro (87,2%). Já os modelos a gasolina responderam até outubro por 7,1% das vendas e os a diesel, a 4,3%.
Se a medida usada for cilindradas, os chamados carros populares (1.0) lideram as vendas, com uma fatia de 53% do total, ante 45,7% para as unidades entre mil e duas mil cilindradas e 1,3% para carros com mais de duas mil cilindradas.
A expectativa de vendas recordes no ano, segundo a Anfavea, reflete o aumento do volume de crédito no mercado e a queda das taxas de juros embutidas nos financiamentos. Fonte de preocupação para a maioria dos bancos múltiplos, os índices de inadimplência também parecem sob controle no caso das vendas de automóveis. De acordo com a Anfavea, o índice de atrasos caiu de 5,1%, em agosto, para 4,9% dos contratos em setembro.