Título: Os sinais trocados
Autor: Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2009, Política, p. 4

Na contramão das declarações de sindicalistas, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que uma CPI sobre a estatal não prejudicará os planos para a exploração de pré-sal. ¿Nossa proposta já foi estabelecida e é de longo prazo. Não são planos para amanhã. Não haverá nenhum tipo de interrupção nos nossos trabalhos com o pré-sal¿, disse Estrella, em audiência na Câmara dos Deputados.

O presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha, discordou. Para ele, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras poderá prejudicar o setor. ¿A CPI poderá levar a uma paralisação das licitações em curso e atravancar o desenvolvimento de geração de emprego e renda¿, disse Rocha também em audiência na Câmara.

O sindicalista fez fortes críticas à manobra da oposição para colocar a Petrobras sob os olhos de uma CPI sujeita a pressões políticas e eleitorais. ¿Isso chocou muito nossa indústria e nosso seguimento que pode ter problemas em função de alguns desavisados desse país. O Sinaval demonstra sua indignidade com o que está acontecendo com nosso potencial cliente. Essa CPI é contra o princípio do desenvolvimento do país¿, disse o sindicalista.

O diretor de Exploração da Petrobras também teve de desmentir ser alvo do assédio do PMDB. Estrella negou incômodo com pressões e disse ter a confiança do governo para exercer o cargo. Os peemedebistas queriam colocar em seu lugar o atual diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. ¿Enquanto for objeto da confiança do governo, honradamente exercerei meu cargo¿, disse, repetindo comentário da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre desconhecer o desejo do PMDB. ¿A ministra me disse que está fora de cogitação a discussão desse assunto e que ela desconhece qualquer tipo de pressão. Eu trabalho 12 horas por dia, desconheço absolutamente tudo. A minha preocupação é com meu desempenho¿, disse Estrella.