Título: Adaptação bilionária
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 25/11/2009, Ciência, p. 32

Geração de energia hidrelétrica sob ameaça

BRASÍLIA. Se não houver investimentos em políticas de adaptação da economia brasileira às mudanças climáticas, o sistema de energia ficará mais vulnerável. Interrupções e apagões poderão ser mais frequentes. É o que garante o estudo ¿Economia da mudança do clima no Brasil: custos e oportunidades¿. O preço para que o país se adapte ao cenário energético foi calculado entre R$48 bilhões e R$51 bilhões, uma vez que seria necessária a instalação de uma capacidade extra para gerar, por ano, o equivalente a 31% da oferta de energia elétrica de 2008.

Um dos principais motivos para os novos riscos do sistema elétrico é a perda de confiabilidade no sistema de geração de energia hidrelétrica. Os órgãos governamentais e universidades envolvidos no estudo estimam que a energia firme ¿ aquela garantida aos clientes sem qualquer interrupção ¿ deve ser reduzida de 29,3% a 31,5%. É ela quem dá previsibilidade ao sistema produtivo.

Os impactos mais pronunciados ocorreriam nas regiões Norte e Nordeste. No Sul e no Sudeste, os efeitos se mostrariam mínimos ou positivos. Já a demanda por etanol aumentaria em até 169,7 milhões de litros no país. Com a projeção de aumento da produtividade das lavouras de cana, provocado pelo aquecimento global, a produção do etanol também deve crescer.(Vivian Oswald)