Título: Caxias é a pior no Rio
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 25/11/2009, O País, p. 14

Entre os jovens, 35% já viram cadáveres

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é o município do Rio onde os jovens são mais vulneráveis à violência, segundo a pesquisa divulgada ontem. Antes já liderava o estado em várias modalidades de crimes.

Ao sondar a percepção da violência, os pesquisadores fizeram duas constatações: quem reside em áreas mais tranquilas tem uma percepção maior dela do que a daqueles que vivem em áreas onde a violência é mais frequente: para estes, isso não passa de uma rotina.

Enquanto 38,5% dos entrevistados disseram jamais terem visto o corpo de um assassinado, 35,6% afirmaram que viram até três cadáveres. Uma maioria de 48,7% jamais viu um civil armado nos últimos 12 anos, mas 28,3% disseram que veem isso sempre.

Petrópolis é a cidade mais tranquila no estado: tem o menor índice de vulnerabilidade juvenil à violência - e o décimo lugar em termos nacionais.

José Camilo Zito, o prefeito de Caxias, reagiu com irritação:

- Duque de Caxias agora é campeã em todos os quesitos de criminalidade. Isso é lamentável, não? Não pode continuar assim: o governo do estado tem que tomar uma providência.

Embora afirmasse que não queria "culpar A ou B", ele colocou a responsabilidade da situação sobre os ombros do secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame:

- Em momento algum ele nos procurou para conversar sobre a violência. Sabemos onde os problemas estão crescendo. Estou às ordens para ajudar com informações. Cabe ao estado combater esse mal.

Beltrame não se manifestou a respeito. Segundo Zito, um outro aspecto tornaria Caxias a cidade mais violenta do estado e a 15ª no ranking nacional:

- Sentimos um grande reflexo do que acontece no Rio de Janeiro. Quando as autoridades lá apertam a bandidagem no morro do Alemão, por exemplo, os criminosos correm para Caxias - alegou o prefeito.