Título: Segundo turno é confirmado na disputa no Rio
Autor: Camarotti, Gerson; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 25/11/2009, O País, p. 11

Em Minas, eleição no PT continuava indefinida até a noite

RIO e BELO HORIZONTE. Confirmado o segundo turno, os dois grupos do PT do Rio, pró e contra candidatura própria, iniciam hoje novo xadrez para atrair os votos dos candidatos derrotados na primeira fase da disputa. O deputado federal Luiz Sérgio, do antigo campo majoritário do partido, tinha ontem, com 85% dos votos apurados, 40% do total, contra 25% de Lourival Casula. Para o atual presidente, Alberto Cantalice, que apoia Luiz Sérgio, a vitória de José Eduardo Dutra na presidência nacional enfraquece a tese da candidatura própria no Rio, defendida pelo segundo colocado.

Bismarck Alcântara - que teve o apoio de do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, no primeiro turno - avisa que ainda não tem posição formada sobre quem vai apoiar agora.

- Terei reunião com representantes dos grupos que me apoiaram na sexta-feira e tomaremos uma decisão em conjunto - disse Bismarck.

Luiz Sérgio, primeiro colocado na votação, rechaça a ideia de que represente a corrente pró-aliança com o PMDB. A discussão, para ele, só deverá entrar no debate em 2010.

- O PT decidir já que tem um candidato a governador é fechar as portas. Minha vitória me deixaria alinhado com a tática do diretório nacional - disse.

Em Minas, as eleições continuam indefinidas entre nomes defendidos pelos dois pré-candidatos ao governo. Boletim divulgado na noite de ontem mostra que o deputado federal Reginaldo Lopes, apoiado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, lidera a corrida pela presidência do PT com 48,59% dos votos válidos, percentual insuficiente para garantir a vitória no primeiro turno. Ligado ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o secretário nacional de Comunicação da legenda, Gleber Naime, estava em segundo, com 37,96%.