Título: Na ditadura , acusado de comunista
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 26/11/2009, Economia, p. 32

Ex-ministro de Jango, Eliezer foi demitido da Vale. `Ele fala até russo¿, disse Delfim

ELIEZER BATISTA cumprimenta empresários japoneses: pioneirismo

No documentário ¿ cuja ideia partiu do produtor e jornalista Carlos Pousa, ex-diretor da Vale, que escrevera uma biografia de Eliezer Batista ¿ há histórias saborosas. Uma delas foi revelada por Marcos Vianna, que presidiu o BNDES, relembrando o fato de Eliezer ter sido sumariamente demitido da Vale no início da ditadura militar, acusado de comunista por ter sido ministro de Minas e Energia do presidente João Goulart.

Vianna ilustra as aberrações da época, contando que mencionara o nome de Eliezer durante jantar com a participação do general (e então presidente) Médici e seu ministro da Fazenda, Delfim Netto. Este teve o seguinte diálogo com Vianna:

¿ Você conhece esse cara?

¿ Conheço, sou amigo dele ¿ respondeu Vianna.

¿ Você é amigo de comunista?!

¿ Como comunista, Delfim? ¿ espantou-se Vianna.

¿ Ô Marcos... ele fala até russo! ¿ argumentou Delfim.

Resgatado pelo último presidente da ditadura, general João Figueiredo ¿ ¿Esqueça essa coisa do passado. O país precisa de você¿ ¿ Eliezer voltou à Vale e a pôr em prática outras iniciativas que jorravam de sua mente, convencendo investidores estrangeiros a apostar no país:

¿ Cheguei muito cedo à conclusão de que você vale o que você sabe ¿ diz ele no filme.

Aos 85 anos, lúcido, Eliezer vai diariamente ao seu escritório na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, da qual é consultor. Caminha vagarosamente, apoiado numa bengala. A mente, porém, não perdeu a agilidade.

¿ Ele agora está estudando nanotecnologia. É mole? ¿ admirou-se Pousa, produtor do filme.

No final do filme Eliezer revela o seu ¿segredo¿:

¿ Nunca aposente o seu cérebro. Ele é como um músculo: você deixou de usá-lo ele acabou, e você acabou também. Você é o conhecimento que você tem. O dia que deixar de gerar conhecimento, e aposentar o cérebro, você já começou o fim, a reta final. (José Meirelles Passos).