Título: Pouco lixo nas ruas de Curitiba
Autor: Bastos, Isabela
Fonte: O Globo, 26/11/2009, Rio, p. 17
A relação displicente do carioca com o seu lixo fica evidenciada quando o Rio tem seus índices de coleta comparados com outras cidades brasileiras e do mundo. Em Curitiba, cidade cuja limpeza é notoriamente reconhecida, o serviço é terceirizado. Segundo a assessoria de imprensa da Cavo Serviços Ambientais, são recolhidas 1.800 toneladas de lixo por dia na cidade. Desse total, apenas 7% (126 toneladas) é fruto da limpeza das ruas da cidade, recolhidas por 500 garis.
Segundo o assessor técnico da Comlurb, José Henrique Penido, cidades como Tóquio e Genebra têm índices de apenas 10% a 15% de material coletado nas ruas, sendo o restante referente à coleta regular em domicílios e comércios. Nessas cidades, o despejo irregular de lixo em espaços públicos gera multas. Penido argumenta que a experiência do dia sem gari será interessante por confrontar o carioca com a ausência do serviço.
¿ A Comlurb é tão eficiente que as pessoas não se incomodam de jogar lixo porque sabem que a empresa vai tirá-lo. Espero que a medida sensibilize as pessoas, porque para uma cidade ser realmente limpa, a população tem que ter participação ativa ¿ ensina o assessor.