Título: Oposição cobra lista de convidados de Lulinha
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/11/2009, O País, p. 5
Grupo viajou em avião da FAB com filho do presidente
BRASÍLIA.A oposição aprovou ontem, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, requerimento de informações para tentar conhecer a lista dos 15 convidados que viajaram no Boeing da Força Aérea Brasileira (FAB), de São Paulo a Brasília, no dia 9 de outubro, acompanhando o empresário Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. E o DEM protocolou na Mesa Diretora requerimento de informações a 24 ministérios do governo Lula indagando se têm contrato com qualquer uma das cerca de 20 empresas patrocinadoras do filma "Lula, o filho do Brasil".
No caso do avião que deu carona a convidados do filho do presidente Lula, a oposição pretendia requerer a convocação dos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional). Mas, ciente de que a maioria governista dificultaria a aprovação, a oposição, por sugestão do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), concordou em apenas pedir informações sobre os passageiros do voo. O Planalto já foi procurado para informar os nomes dos passageiros mas afirmou que eles foram convidados pelo presidente Lula e que não pode fornecer a lista.
- Pedindo explicações, o ministro Jobim terá que responder e assinar - justificou Maia.
Petistas querem lista de voos nos últimos 15 anos
O requerimento provocou um debate repleto de troca de farpas entre governistas e oposicionistas. O autor, Duarte Nogueira (PSDB-SP), narrou em detalhes a trajetória do Boeing, que teria voltado a São Paulo a dez minutos de pousar em Brasília, para pegar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, Lulinha e mais 15 pessoas. E tentou incluir no pedido todas as dúvidas sobre o plano de voo.
Os governistas reagiram, relembrando que ministros do governo tucano usaram aviões da FAB para viagens de férias a Fernando de Noronha.
- Vamos pedir também a relação de todos que costumam voar nos aviões da FAB nos últimos 15 anos - disse José Mentor (PT-SP).
Os tucanos ironizaram:
- Gostaria de saber também dos passageiros das caravelas de Cabral - disse Vanderlei Macris (PSDB-SP).
- E os que voavam no avião da FAB para Fernando de Noronha? - emendou o petista Devanir Ribeiro (SP).
No caso dos patrocinadores do filme sobre a vida de Lula, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), pediu cópias de processos e pagamentos de eventuais contratos celebrados pelos ministérios com essas empresas.