Título: Terceiro mandato com a ajuda da oposição
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 28/05/2009, Política, p. 10

Até parlamentares do DEM assinaram proposta do peemedebista Jackson Barreto que permite nova reeleição. Projeto deve ser apresentado hoje. Barreto: ¿Consegui o apoio de integrantes de todas as legendas¿ A proposta que permite um terceiro mandato para o presidente Lula pode ganhar forma hoje, quando o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) promete apresentar uma proposta de emenda constitucional que, segundo ele, conta com o apoio de 180 parlamentares, inclusive integrantes da oposição. ¿Já tenho as assinaturas e agora é só protocolar. É um gesto de reconhecimento ao trabalho do atual governo. Consegui o apoio de integrantes de todas as legendas. Faltará somente um acordo para fazer a matéria caminhar¿, disse ontem o parlamentar.

Na lista de assinaturas de apoiadores da proposta constam pelo menos oito integrantes do DEM. Alguns deles admitiram o apoio ao projeto, mas dizem que o mérito ainda precisa ser amplamente discutido. ¿Devo ter assinado sim. Não vejo qualquer problema em discutir esse assunto. Até porque isso valerá para prefeitos e governadores também. Acho que o Parlamento é um lugar de debates¿, comenta Fernando de Fabinho (DEM-BA). ¿A gente assina para que a matéria consiga tramitar. É um gesto de coleguismo. Mas na hora de votar o mérito, a tendência é votar com o partido¿, analisa Betinho Rosado (DEM-RN). ¿Não há nada demais ajudar um colega a colocar seu projeto em discussão¿, completa Jerônimo Reis (DEM-SE).

A boa vontade de integrantes do Democratas tem preocupado a liderança do partido. Por conta disso, deputados com posição mais radical contra o governo já articulam uma ofensiva para convencer os colegas oposicionistas a retirarem as assinaturas de apoio ao projeto de Barreto. ¿Não podemos nem começar essa discussão. Faremos um verdadeiro corpo a corpo para convencer os colegas a retirarem as assinaturas. O DEM não pode sequer cogitar isso¿, conta o deputado André de Paula (PE).

O líder da legenda vai além. Ronaldo Caiado (GO), disse que quem defender a tese poderá sofrer sanções da executiva do partido. ¿Se a assinatura foi um ato de coleguismo não é tão grave. Até porque duvido que isso chegue a tramitar. Mas se a pessoa realmente defender a ideia, o problema será levado à direção partidária¿. Na semana passada, o mineiro Vitor Penido disse que apoiar uma proposta permitindo um terceiro mandato seria um ato aplaudido pela população, visto que Lula tem popularidade e não tem feito ¿um governo ruim¿.

A proposta entretanto, tem preocupado alguns governistas. Eles alegam que a insistência na ideia e a colocação do nome de Lula como possível candidato pode enfraquecer o nome da ministra Dilma Rousseff. ¿O próprio presidente mandou a gente desistir disso para não dificultar o nome do PT. Por isso nem assinei o apoio ao projeto do Jackson Barreto¿, disse Devanir Ribeiro (PT-SP), que por dois anos foi um defensor declarado da tese do terceiro mandato.

De acordo com a proposta do deputado Barreto, presidente da República, governadores e prefeitos poderão ser eleitos para até dois períodos imediatamente subsequentes. A emenda, entretanto, só passa a vigorar se for aprovada em um referendo popular, que deve ser realizado no segundo domingo de setembro deste ano.